sábado, 16 de abril de 2011

Yoo mina, kako agora atacando de redator, mais beleza.

Bem minha coluna vai trazer fatos históricos japoneses, mitologia, ou simplesmente maluquises quem vem na minha cabeça às vezes.

Bom na primeira coluna vocês vão saber por que tem terremotos no Japão...


Segundo o folclore Japonês, acontecem os terremotos quando o peixe gigante Namazu (ou Õnamazu) se mexe em baixo do arquipélago Japonês.

O Namazu e um bagre (famoso peixe gato), peixe escuro com grandes bigodes, de hábitos noturnos que vivem próximos de superfícies, so fundo de águas pouco profundas.

De acordo com a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar o Namazu, colocando uma pedra enorme sobre a cabeça do peixe. Na pedra esta escrita “kaname ishi” (pedra fundamental).

O problema e que Kashima dorme às vezes de tanto cansaço de cuidar do Namazu, então o peixe consegue escapar. O movimento, especialmente da cauda, causa o terremoto.

Como qualquer figura do folclore, há muitas outras interpretações para a lenda. Desde o protetor de rios até elementos de crítica social, em geral, ele esta associado a um período de grandes mudanças.

No século 17 e 19 tiveram muitas ukiyo-e e xilogravuras sobre Namazu. Em muitas delas, ele aparecia como metáforas da redistribuição de renda. Após um terremoto, os mais abastados dividiam suas riquezas com os pobres para a reconstrução do local onde viviam.

Depois de um terremoto perto de Edo (tóquio moderna) em 1855, Namazu começou a ser cultuado como Daimyojin yonaoshi (deus da rectificação do mundo).

Hoje em dia Namazu tem uma figura de aviso para uma futura catástrofe que pode esta a caminho.

Na cidade de Yoshikawa tem uma estátua dourada de Namazu.

Agora fica a pergunta: Será que o Avalanche do X-Men Evolution foi espirado no Namazu?

Lembrando que isso e folclore... não vá até o Japão procura o Namazu e culpá-lo pelo terremoto do 11/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário